Túnel da Abolição será entregue no dia 15 de março
27.01.2015

Governador Paulo Câmara determinou a retomada da obra nesta semana

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria das Cidades, fixou o dia 15 de março como data para a entrega à população do Túnel da Abolição, localizado no cruzamento entre a Rua Real da Torre e a Avenida Caxangá, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife. A decisão foi tomada nesta terça-feira (27) pelo governador Paulo Câmara, que, após reunião com o secretário André de Paula, no Palácio do Campo das Princesas, determinou a conclusão das obras relacionadas ao empreendimento no prazo mínimo em consonância com os parâmetros construtivos. A intervenção, que foi paralisada por questões técnicas, será retomada pelo consórcio responsável (Mendes Júnior/Servix) no próximo sábado (31).

"Antes de conversar com o governador Paulo Câmara, estive reunido, na manhã desta terça-feira, com o consórcio que está à frente das obras e acertamos as condições para a sua retomada ainda nesta semana. De posse dessas informações, repassei ao governador que fez questão de garantir a entrega do Túnel da Abolição com a maior celeridade possível. Os recursos estão garantidos, e o Governo de Pernambuco assume esse compromisso ", afirmou o secretário André de Paula.

A fase final das obras do Túnel da Abolição estão divididas em duas partes. A primeira é referente ao campo viário, com o término da implantação da estrutura de pavimentação asfáltica. A segunda está relacionada ao processo de impermeabilização do equipamento. Devido à particularidade do solo úmido encontrado na região, a intervenção exige um conjunto de medidas que garantam a drenagem e a qualidade do novo equipamento viário que estará à disposição da população.

A entrega do túnel otimizará o trânsito em um dos principais pontos de retenção do corredor Caxangá/Benfica, com a melhoria considerável da velocidade média do tráfego misto e do corredor de transporte da Avenida Caxangá. Com a implantação do  empreendimento, a circulação passará a dispor de três faixas de rolamento livre sem interrupções na Rua Real da Torre e mais duas no prolongamento da Avenida Caxangá.

Atualmente, a capacidade viária total do cruzamento da Rua Benfica com a Rua Real da Torre, somando os fluxos de todas as aproximações gira em torno de 4.620 carros por hora. Com a entrega do túnel, a capacidade viária da interseção passará para um patamar em torno de 8.250 veículos por hora.

MOBILIDADE

O Túnel da Abolição integra o conjunto das obras do Corredor Exclusivo de TRO do eixo Leste/Oeste. O corredor tem início do Derby e segue até Camaragibe. O equipamento terá acesso dos pedestres por meio de escada e elevador, contando com uma parada de ônibus no local.