Secid entrega Academia das Cidades em Moreno
27.03.2015

Com investimento de R$ 803 mil, unidade foi construída no loteamento Cupertino. Secretário André de Paula destaca que iniciativa vem sendo ampliada para todo Estado

Recuperar áreas subutilizadas, transformar paisagens e integrar a sociedade. É com essa premissa que o Governo de Pernambuco vem construindo Academias das Cidades em mais de 154 municípios do Estado, confiando no potencial do Programa e apostando nos bons índices de aceitação dos equipamentos. No próximo sábado (28/03), às 17h, será a vez do município de Moreno receber oficialmente a sua Academia. A entrega será realizada pelo secretário das Cidades, André de Paula, e contará com a presença do prefeito Adilson Gomes Filho.

A iniciativa faz parte do processo de universalização do Programa - que já atende 154 municípios divididos pelas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado -, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da população por meio de atividades físicas, lúdicas e culturais. No programa, foram investidos mais de R$ 93 milhões, possibilitando a construção de 181 Academias.

Com investimento de R$ 803 mil, a unidade, que possui área total de 4.589 m²,  foi construída na avenida Agamenon Magalhães, S/N, no loteamento Cupertino, distrito de Bonança, em Moreno. O equipamento oferece quiosque, corredor de exercícios, playground, espaço de convivência com mesas e jogos, bicicletário e pista de cooper com cerca de 300 metros de extensão.

O espaço também contará com uma equipe de profissionais (formada por nutricionista, professor de Educação Física, assistente social e um profissional da área de Saúde) que irá atuar diretamente com os moradores. A contratação da equipe será realizada em breve pela Prefeitura Municipal, que também será responsável pela manutenção da Academia.

Qualidade de vida

Segundo o secretário das Cidades, André de Paula, a expansão do programa, implantado pelo ex-governador Eduardo Campos, em 2007, mostra a importância de políticas públicas que visem melhorar a qualidade de vida da população. “O Governo, mais uma vez, reforça a sua atenção com os pernambucanos. A iniciativa vem sendo ampliada para todo o Estado e mais um passo decisivo está sendo dado para a universalização desse programa”, destacou o secretário, ressaltando o estudo feito pela Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA), que apontou o Programa Academia das Cidades de Pernambuco como a maior experiência de promoção da qualidade de vida através de atividades de cultura e lazer do mundo.

O prefeito de Moreno, Adilson Gomes Filho, comemorou a entrega do equipamento.  "É uma obra importante para a população do distrito de Bonança, pois é o primeiro espaço público da localidade de convivência e atividades físicas. É um desejo antigo dos moradores, principalmente daqueles que faziam exercício às margens da BR-232, e agora ganham uma opção segura com pista de cooper e equipamentos que vão ajudar a manter a saúde de todos os usuários", ressaltou.