Sistema de Transporte Público de Passageiros do Grande Recife é tema de debate na Alepe
23.10.2019

Audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), debateu o Sistema de Transporte Público de Passageiros do Grande Recife e os impactos de uma possível privatização do metrô. O encontro foi proposto pelo deputado João Paulo (PCdoB) e contou com a participação do secretário Marcelo Bruto e do diretor de Planejamento do Grande Recife Consórcio de Transportes, Maurício Pina.

O secretário ponderou que as discussões sobre os rumos do metrô no Grande Recife ainda são embrionárias e que os primeiros estudos estão sendo iniciados pelo governo federal. “Esse é um processo que vai precisar de muito debate para que, ao fim de dois, três anos de desenvolvimento de estudos, audiências públicas, e discussões com todos os representantes, a gente possa entender se o que está sendo proposto atende ao interesse público de uma tarifa módica, uma prestação de serviços adequada e sustentável”, explicou.

Bruto reforçou que é importante considerar a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada. “Acho que não devemos fechar as portas para o debate, acho que a situação do financiamento do metrô precisa ser discutida. Não acho que a gente deve afastar a hipótese de alguma forma de financiamento privado, embora não acredite em privatização e nem em concessão comum. Talvez algum modelo de PPP possa nos ajudar a ter um metrô que funcione melhor, mas precisamos conhecer os estudos, conhecer as propostas e debatê-las”, salientou.

A audiência pública foi aprovada e organizada pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Negócios Municipais e Cidadania, e Direitos Humanos e Participação Popular. Participaram do encontro, representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e de sindicatos de trabalhadores ligados ao metrô.

Voltar