PIB de Pernambuco cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2020
19.06.2020

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) divulgou, nesta sexta-feira (19), os dados do Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB-PE) do 1º trimestre de 2020. Segundo a entidade, a preços de mercado, houve um crescimento de 0,8% em relação a igual período em 2019.

Em termos comparativos, a economia pernambucana apresentou um comportamento mais dinâmico que a economia brasileira no período, considerada a queda de 0,3% do PIB nacional. O PIB-PE alcançou R$ 51,6 bilhões, em valores correntes. Destaque para a agropecuária (0,4%) e a indústria (3,2%).

A divulgação ocorreu sob a forma de videoconferência para a imprensa e alguns participantes de entidades governamentais, com coordenação da presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky. O evento também contou com a presença do diretor de Estudos e Pesquisas, Maurílio Lima, e dos gerentes da entidade, Rodolfo Guimarães e Wagner Lima.

Sheilla Pincovsky explicou que os números apresentados na ocasião não eram os inicialmente previstos em estudos anteriores para o PIB, nos quais o estado mostrava uma ampla recuperação de crises econômicas, mas que o resultado atual sobre a economia pernambucana ainda foi bastante satisfatório. “Diante do cenário, com a existência desta pandemia, os dados indicadores da economia pernambucana ainda são positivos. Este desempenho não foi melhor por conta do setor de serviços, que foi o primeiro a ser atingido pelas ações voltadas para o combate ao coronavírus por conta do isolamento social”, disse a gestora.

Dados – Na comparação do primeiro trimestre de 2020 com o primeiro trimestre de 2019, o setor agropecuário apresentou variação de 0,4%. A pecuária cresceu (3,9%), com destaque para o aumento na produção de ovos e da avicultura, suinocultura e bovinocultura de corte. Houve redução nos números de dois segmentos agrícolas no período: as lavouras permanentes (-19,5) e as lavouras temporárias (-18,0%).

Já o setor industrial, na comparação do primeiro trimestre de 2020 com o período no ano anterior, apresentou crescimento (3,2%) no volume do seu valor adicionado. Contribuíram para esse desempenho os resultados positivos da indústria de transformação (8,0%) e da produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana (2,1%). A Construção civil, por outro lado, apresentou comportamento negativo (-5,3%).

O setor de serviços registrou variação de -0,1%. Estes números, segundo Maurílio Lima, já refletem a chegada da pandemia na segunda quinzena de março. A intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados (3,2%), Atividades imobiliárias e aluguéis (2,1%) e Administração, saúde e educação pública (1,9%) registraram desempenho positivo. Já outros serviços e de comércio apresentaram índices reduzidos em -3,8% e -1,5%, respectivamente.

Texto: Ceça Ataídes / Agência Condepe/Fidem