Secretário André de Paula abre capacitação para motoristas do Estado
13.04.2015
Legislação de trânsito e direção defensiva são temas que serão discutidos pelo Detran/PE com cerca de 700 profissionais da capital e do interior

Com o objetivo de discutir legislação de trânsito, direção defensiva, relacionamento interpessoal e convívio social, a Secretaria das Cidades (Secid), por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), está oferecendo um curso de capacitação para cerca de 700 motoristas que trabalham no Estado. A abertura do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira, 13, pelo secretário André de Paula, que compôs a mesa ao lado do diretor-presidente do órgão, Charles Ribeiro; do diretor-geral, Sebastião Marinho; da coordenadora de Educação no Trânsito, Luciana Carvalho, e da gestora de Recursos Humanos, Maria Francisca Cavalcanti.

De acordo com Luciana Carvalho, o curso acontece até o final de maio e capacita, primeiramente, 46 motoristas da casa. Mas não para por aí. O interior pernambucano também será contemplado. “Ao todo, 28 turmas receberão educadores que estarão ministrando as aulas no local de trabalho de cada grupo”, informou a coordenadora.

Para o secretário André de Paula, o Detran/PE dá um passo importante ao se preocupar com o bem estar de servidores que diariamente convivem com o trânsito de uma grande cidade, como é o caso do Recife, e, portanto, estão recebendo formação diferenciada.

“Ações iguais a esta, que discutem temas tão fundamentais, como legislação de trânsito, direção defensiva e convívio social, devem acontecer mais vezes. Este curso significa valorização dos servidores que trabalham para o nosso Estado e sinaliza o compromisso do governo Paulo Câmara com a educação de trânsito: porta de entrada para uma cultura de paz”, destacou André de Paula.

Prevenção de acidentes

Charles Ribeiro ressaltou que a prevenção de acidentes só se torna possível por meio da combinação existente entre conhecimento das normas de trânsito, noções de respeito e sociabilidade e práticas de direção defensiva. “Os motoristas que dirigem os veículos oficiais do Estado devem ser multiplicadores desse tipo de conhecimento, ainda mais diante do novo cenário de trânsito com ênfase em novos modais, como a bicicleta, que serve de exemplo para os demais condutores”, disse Charles.

Representando os profissionais da capital, o motorista do Detran/PE, José Rinaldo Dutra das Mercês, 49 anos, encerrou a solenidade agradecendo à Diretoria pela realização do curso. “Estamos tendo uma ótima oportunidade para reciclar os nossos conhecimentos e relembrar as exigências do Código Nacional de Trânsito (CNT). Espero que cada colega possa aproveitar da melhor forma possível”, disse.

Alessandra Cavalcanti
Gerente de Comunicação