Secretário conhece experiências exitosas de transporte público em Brasília e Goiânia
08.05.2019

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, encerrou, nesta quarta-feira (8), uma série de agendas em Brasília (DF) e Goiânia (GO), na Região Centro-Oeste, com o intuito de conhecer experiências locais de melhoria do transporte público nas duas cidades. 

 
Na capital federal, o secretário, que teve a companhia do presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Erivaldo Coutinho, participou do evento de lançamento do Coletivo – Programa de Inovação em Mobilidade Urbana, projeto patrocinado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
 
“Grandes mudanças estão ocorrendo na mobilidade urbana em todo o mundo e não vamos ficar indiferentes. Seremos protagonistas dessas mudanças”, afirma Otávio Cunha, presidente executivo da NTU. Ele explica que o Coletivo será um “hub” de inovação, um espaço dedicado ao desenvolvimento de ideias, processos, produtos e serviços criados para melhorar o sistema de transporte público e sua integração com outros modos de transporte. 
 
O Programa irá também abrigar empresas nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento (as chamadas startups) que sejam voltadas para soluções de mobilidade centradas no transporte coletivo, facilitando o acesso dessas iniciativas a potenciais investidores. 
 
Ainda em Brasília, o secretário Marcelo Bruto prestigiou outro evento, o do lançamento do aplicativo + Ônibus Brasília, que permite ao passageiro consultar os horários dos ônibus em tempo real e traçar destinos de acordo com a localização. 
 
Na quarta-feira (8), já em Goiânia, o gestor conheceu o modelo de gestão de transporte da cidade, durante visita à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), onde foi recebido pelo presidente da Companhia, Benjamin Kennedy Machado da Costa. Ainda na capital de Goiás, o secretário foi apresentado a outra ferramenta tecnológica, o Citybus 2.0, que realiza o agendamento de viagens por aplicativo para o deslocamento em microônibus.
 
O secretário fez uma avaliação positiva das visitas técnicas e acredita que o Grande Recife poderá adaptar algumas das ideias à realidade da região metropolitana. "Em um momento em que estamos trabalhando diariamente pela melhoria do transporte público nos municípios da RMR, é importante conhecer experiências exitosas, conversar com gestores públicos de outros estados, para ampliarmos o leque de possibilidades, sempre pensando em oferecer um serviço cada vez melhor ao usuário do sistema de transporte público de passageiros", salientou Marcelo Bruto.
Voltar